top of page

Como transformar os sonhos dos outros em realidade?


Foto: renatoaoki.com

Inicialmente esse post iria ter como título "Como eu faço as ideias dos outros darem certo", mas sonho é algo mais profundo, tem a ver com os desejos, felicidade e realização. Ideias qualquer um pode ter iguais a você, sonho já é outra história. Tem que ter muita responsabilidade para mexer com os sonhos dos outros e para ter sucesso, ser responsável já é meio caminho andado. Outra observação que não pode faltar é: você pode ajudar a transformar o sonho em realidade, mas se o outro não quiser, nada vai sair da nuvenzinha dos desejos.

Agora vamos aos passos a seguir:

1 - Acredite no sonho.

Isso mesmo, se você não acredita, não dá pra transformar do mundo das ideias para algo concreto. Você precisa enxergar que aquilo traz a solução para algum problema e se tornar a chave para essa máquina começar a funcionar.

2 - Pense em como fazer esse sonho se concretizar.

Você já entendeu do que se trata, agora é hora de limpar os excessos e resumir tudo nos 140 caracteres que vão chamar a atenção de todos. Faça todas as perguntas possíveis para conseguir chegar no que realmente importa.

3 - Pesquise.

Invista todo o tempo necessário nessa fase, faça tudo com calma porque é daqui que surgirão todas as informações decisivas para o seu planejamento e ação. Você precisa saber tudo que envolve o sonho, quem também poderia acreditar nele, qual impacto que ele causa, se já existe algo parecido e como manter original.

4 - Quem está com você?

Você consegue fazer isso acontecer sozinho ou precisa de ajuda para colocar o projeto em ação? Dá para reunir alguns parceiros com sonhos semelhantes?

5 - Planejar para agir.

Antes de fazer é preciso entender o que está fazendo e para onde está indo. Sem planejar você pode chegar a qualquer lugar e não posso dizer que isso seja bom. Sem um bom planejamento, é mais fácil ficar completamente perdido nas ações e o sonho se transforma num pesadelo. Planeje e siga o que planejou. Parece óbvio, mas muitas vezes as pessoas deixam a ansiedade dominar e esquecem dos objetivos principais.

6 - Busque as melhores pessoas para trabalhar.

Melhores pessoas significa: Profissionais competentes, comprometidos, éticos, talentosos, honestos, inteligentes e, é claro, humildes. Porque ninguém aguenta trabalhar com gente arrogante, não é mesmo?

7 - Acompanhe.

Depois que o projeto começou a rolar, gosto de me certificar que as diretrizes pensadas no planejamento estão sendo seguidas. Aqui não pode ter espaço para suposições sem fundamento (pitacos) ou improvisos desnecessários. Faz como estava no script que a chance de dar certo aumenta.

8 - Proteja-se.

Documente todas as decisões e reuniões. E-mails também servem como comprovação. Quando você trabalha com muitas pessoas, dinheiro, sonhos e ideias alheias, é muito importante ter como provar o que foi dito e decidido.

9 - Pondere.

Uma das minhas diretrizes é orientar para as decisões que ajudarão o sonho a se tornar realidade, mas tenho sempre a consciência que a decisão final não é minha. Deixe isso claro para o seu cliente, caso esteja atuando como consultor. Assim você mantém a sua imparcialidade e ética.

10 - Trabalhe e respeite.

Não existe mágica, aposte no trabalho comprometido e dedicado. Sem exploração e sempre com respeito ao trabalho do outro. Se você fez uma boa seleção, não terá problemas com trabalho malfeito. Faça o que foi contratado para fazer e evite fazer o "a mais". Quando aceitamos fazer coisas que não estavam combinadas antes, corremos o risco de assumir tarefas demais e falhar ao tirar o foco das prioridades, além de estar tirando a oportunidade de outras pessoas desempenharem melhor determinada tarefa. Seja correto e honesto com o seu trabalho. Valorize-se.

*Se for compartilhar esse conteúdo, por favor, cite a fonte. Obrigada!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page